CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS

As respostas para
suas principais
dúvidas sobre
os preparativos.



Cuidados pré-operatórios




Faça a higiene completa da face na véspera
É recomendado que o paciente realize a higiene completa da face, lave e seque o cabelo na noite anterior à cirurgia.
Não consuma bebidas alcoólicas
O paciente não deve ingerir álcool nos 4 dias anteriores à cirurgia. O álcool causa vasodilatação, que pode ocasionar em sangramento excessivo ou na redução da velocidade de cicatrização.

Use somente esmaltes claros
Não é obrigatório tirar o esmalte, mas sempre opte pelos tons claros. O esmalte escuro impede que o sensor do hospital (em seu indicador) avalie corretamente a quantidade de oxigênio do seu corpo
Proíbido o uso de acessórios ou cílios artificiais
O paciente não poderá usar acessórios de metal ou cílios artificiais durante cirurgia. Muitos desses cílios são feitos de fibra sintética e alguns possuem uma pequena haste metálica que pode causar queimaduras na região dos olhos.

Faça todos os exames pré-operatórios solicitados
Exames solicitados na consulta como: exames de sangue, avaliação pré-operatória com cardiologista e anestesiologista são fundamentais. É aconselhado enviar esses exames para clínica com 20 dias ou mais de antecedência para que, se for necessária intervenção, não se perca a data da cirurgia.
Providencie os medicamentos necessários
O paciente deverá providenciar todos os medicamentos que serão necessários no pré e pós-operatório com antecedência.

Sobre a escolha do Hospital

O Dr. Mário Ferraz opera em dois hospitais: São Francisco, na cidade de Americana, e o Vera Cruz, na cidade Campinas. Você deve considerar fatores como a localização, conforto, praticidade, qualidade e valores no momento de escolher o local.

Hospital São Francisco
O Hospital São Francisco de Americana é reconhecido pelo corpo clínico de excelência, que proporciona atendimento humanizado a todos os pacientes. Com conhecimentos e habilidades diferenciados dos demais hospitais da região, a equipe do Hospital São Francisco é treinada para oferecer assistência especializada sempre prezando pelo ser humano e garantindo confiança no procedimento.

Hospital Vera Cruz
O Hospital Vera Cruz é um tradicional hospital geral e maternidade instalado no centro da cidade de Campinas. Além das unidades de internação, a instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia e ressonância magnética), além das unidades externas: Centro Clínico, Centro de Oncologia, Centro de Medicina Diagnóstica e Fisioterapia. O Hospital Vera Cruz orgulha-se por ser conhecido e reconhecido como referência na qualidade de seus serviços, por sua capacidade tecnológica, por contar com uma equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar.

Perguntas frequentes sobre o Pré-Operatório

1Devo mudar minha alimentação antes da cirurgia?
É importante não consumir álcool nos 4 dias anteriores a cirurgia. Também deve ser consumida alimentação leve no dia anterior, antes do período de jejum. Ou seja, evite alimentos gordurosos e que demoram para fazer digestão, como carne de porco e frituras.
2Posso tomar meus remédios normalmente?
Não tomar AAS, Aspirina, Ácido Salicílico ou quaisquer medicamentos contendo estes componentes. Engov e outros medicamentos contendo estas substâncias não devem ser consumidos nos 10 dias anteriores ao procedimento, pois aumentam a chance de sangramento. Se ingeriu alguns desses, por favor avise. Caso sua dúvida seja com relação a outro medicamento, informe a alguma de nossas atendentes qual foi e elas entrarão em contato com o doutor.
3Vou usar tampão nasal?
Não, será feito apenas um curativo sobre o lábio, para evitar que alguma secreção escorra para sua boca.