CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

Como passar
pelo que muitos
consideram como o
período mais difícil



Cuidados pós-operatórios




O paciente passa até 24h no hospital em observação
Após a cirurgia, o paciente será despertado pelo anestesista e ficará cerca de 2 horas em observação. Em qualquer procedimento cirúrgico podem ocorrer alguns eventos adversos, e por isso é mais seguro que o paciente esteja perto de uma equipe médica neste primeiro momento. Em casos mais complexos, recomenda-se que o paciente fique no hospital por até 24 horas.
É comum a dificuldade para respirar pelo nariz no dia seguinte
É comum que, logo após a cirurgia, o paciente ainda consiga respirar pelo nariz. No dia seguinte, entretanto, o edema vai aumentar e costuma causar obstrução nasal, comprometendo a respiração até o 6º dia de recuperação (aproximadamente).

Durma com a cabeça elevada
É indicado que o paciente durma com a cabeça elevada, com 2 travesseiros e em posição ereta (olhando para o teto) por no mínimo 2 semanas. Caso o paciente vire para o lado durante a noite, esse lado do nariz despertará mais inchado que o outro.
Se houver dor, utilize os medicamentos prescritos.
A recuperação da rinoplastia não costuma causar dor, apenas desconforto. Se houver dor, o paciente deve tomar os medicamentos prescritos pelo Dr. Mário Ferraz previamente, durante a consulta.

Obstrução nasal é comum
É comum que durante a recuperação da cirurgia o nariz fique mais seco e crie cascas, podendo causar uma sensação de obstrução nasal. É recomendado a lavagem nasal (explicada durante a consulta) com soro fisiológico, bem como sua umidificação para dormir.
Hematomas costumam desaparecer a partir do 5º dia
Os hematomas começam a desaparecer a partir do 5º dia de recuperação. Em 20 dias a maior parte dos pacientes já está sem hematomas, ou apenas com alguns hematomas leves e amarelados ao redor do nariz.

Maquiagem apenas após 8 dias.
Maquiagem só é indicada a partir do oitavo dia de recuperação e somente abaixo dos olhos, longe da região do nariz, protegendo principalmente a região dos lábios superiores e columela.
Óculos apenas após 30 dias
Se for necessária a utilização de óculos de grau antes dos 30 dias de recuperação, é aconselhável usar uma armação leve, posicionada sobre o aquaplast (colocado para moldar o nariz nos primeiros dias de cirurgia). Dessa forma, não vai acontecer distorção na região do nariz.

Evite esforços físicos
Aos pacientes que têm contato frequente com crianças, é muito importante evitar o esforço de carregá-las. Redobre a atenção quando estiver com elas, pode acontecer de baterem as mãos ou a cabeça e causarem um trauma indesejado ao nariz.